Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Excelente

Digam lá que não é uma excelente prenda de Natal? Poético e carinhoso, assim do nada acaba por ser muito engraçado e simultaneamente  muito profundo. Para qualquer um.





“O que é o amor?” é um álbum ilustrado para crianças. Correto. Mas apetece-nos pensá-lo como um tratado de filosofia. O título interrogativo, típico das indagações filosóficas mais complexas (na realidade, esta pode ser considerada uma das interrogações chave da história da humanidade), afigura-se igualmente surpreendente e incomodativo quando debitado pela boca de uma criança. Neste caso, se toda a narrativa se constrói cumulativamente em torno da demanda interrogativa da pequena Emma junto do seu núcleo familiar, o que é certo é que chegamos ao final com diversas respostas… mas sem “a” resposta (o que também constitui, em si, uma resposta) e com um convite implícito para que sejamos nós, leitores pequenos e grandes, a criar outras respostas. Confusos?
Apesar de na tradução se perder algo da dimensão poética e rítmica do texto original, cada personagem que surge oferece uma definição de “amor”, simultaneamente concisa e metafórica, uma perfeita analogia em função dos seus interesses e atividades. Define-se o conceito abstrato de “amor” recorrendo à sua objetificação concreta. O resultado é uma compilação delirante e hilariante, sobretudo quando a protagonista reflete maduramente sobre as respostas e decide colocar em prática os ensinamentos. Os binómios seriedade/humor, intensidade/leveza, alegria/ansiedade surgem no texto e são acompanhados pela ilustração. Na verdade, equilíbrio semântico e icónico reforçam a dimensão cómica da obra.

3 comentários:

Susana disse...

Um dia destes na fnac a minha filha agarrou-se a este livro e não o largou mais! :)

mariaigg disse...

Fiquei muito curiosa e interessada.
Vou procurá-lo!

Obrigada pela partilha.

4D disse...

Niki: bom gosto da piquena!

I: vale a pena:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...