Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Como estimular o bebé parte III


Hoje vamos falar um pouco sobre como ajudar o bebé a mover a cabeça para o lado enquanto está deitado de barriga para cima e como voltar a cabeça para o biberão ou peito.

Devemos estender um braço do bebé para um lado e puxar o outro para cima de forma a que o bebé se volte para o lado do braço estendido e devemos deitá-lo em posições diferentes, quer na cama quer no tapete de actividades.
Podemos colocar objectos brilhantes ou luminosos a 30-45cm do bebé, primeiro dum lado e depois do outro. Podemos também colocar uma espécie de varão atravessada no berço, onde colocaremos um objecto brilhante (por exemplo, uma bola de papel de prata ou alumínio). Começamos pelo lado esquerdo e chamamos a atenção do nosso filho para o objecto. Quando virmos que já está a fixar o objecto deslocamo-lo para a outra ponta do varão, ou seja, para o lado direito e voltamos a chamar-lhe a a tenção. O objecto deve ser mudado frequentemente.
Outra dica é falar e chamar o pequenino, ora de uma lado do berço ora do outro, tocando-lhe no braço desse lado. Se ele não voltar a cabeça sozinho devemos ajudar a voltá-la devagarinho, com suavidade, e depois recompensamo-lo com um grande sorriso e palavras carinhosas.

Em relação à hora das refeições, devemos colocar o bebé sempre na mesma posição quando lhe começamos a dar de comer para ele associar a posição ao acto em si. Podemos bater muito levemente com os dedos na bochecha do bebé ou tocar muito suavemente com os dedos por baixo do queixo e depois na bochecha e a seguir introduzir a tetina ou o mamilo. Se o bebé não voltar a cabeça devemos ajudá-lo, fazendo-o voltá-la suavemente mas só depois de lhe darmos a oportunidade de o fazer espontaneamente, sem ajuda.


Como estimular o bebé parte I
Como estimular o bebé parte II

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...