Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Tal mãe, tal filha - com a Paula do Angel Luzinha


Conheço a Paula do Angel Luzinha há um pouco mais de um ano, quando nos encontramos num evento em Lisboa - parece que foi há muito mais tempo, não parece?
Ficámos imenso tempo à conversa e só não ficámos mais porque não podíamos.
Duas alentejanas com imensas coisas para contar. E um óptimo gargalhar.


Infelizmente não nos temos encontrado muitas vezes, mas a Paula é daquelas pessoas com quem dá vontade de estar. Eu considero-a uma pessoa muito especial.




Mãe: Paula, 37 anos

Filha: Rafaela, quase, quase a fazer 6. É já no dia 26!




1- És mãe amiga, mãe cúmplice, mãe autoritária, mãe divertida? Peço-te que te descrevas enquanto mãe da tua filha.


Antes de responder a esta pergunta, a primeira coisa que fiz foi ouvir a opinião da Rafaela. Ela, melhor que ninguém, sabe como responder a esta questão de forma genuína. "És a mãe mais querida, fofinha e amorosa do mundo!", disse ela. A verdade é que a cumplicidade entre nós é inexplicável. Sou a mãe lamechas que a enche de beijos a toda a hora e que nunca se cansa de dizer o quanto a ama. Sou a mãe que brinca e aproveita todas as brincadeiras para a estimular e lhe passar ensinamentos nas mais diversas áreas. Sou a mãe que se transforma em monstro das cócegas e rebola com ela no chão. Sou a mãe que passa tardes sentada no tapete a brincar com as Barbies e as Monster High. Sou a mãe que corre, pula e anda de bicicleta, skate e trotinete. Sou a mãe que regride no tempo e se transforma em colega de brincadeiras. Sou o ombro amigo com quem pode partilhar o que lhe vai na alma pois sabe que estou aqui para a ouvir, apoiar e proteger. Sou a mãe que passa horas com ela a fazer trabalhos e livros de fichas. Sou a mãe que lhe estimula a auto-estima para que cresça forte e segura de si neste mundo cada vez mais exigente e cruel. Mas também sou a mãe que lhe impõe regras, limites e que não tolera qualquer falta de respeito ou má educação.




2 – A tua filha é mais mãe ou mais pai?


A Rafaela é a cara chapada do papá com a personalidade (e o cabelo!) da mamã.




3 - No que é que a tua filha é mais parecida contigo?


Na maneira de ser. Posso afirmar que, até à data, é uma cópia quase fiel da minha personalidade. Por vezes diz-me que, quando for grande, quer ser igualzinha a mim. Fico babadíssima com tamanha admiração mas faço questão de frisar que deve ser sempre fiel a si mesma. Se há coisa que eu prezo é a originalidade.




4 - As parecenças contigo deixam-te orgulhosa?


Algumas deixam-me extremamente orgulhosa mas outras deixam-me preocupada.




5 - Preferias que ela fosse mais parecida contigo em quê?


Em mais nada, caso contrário seria um clone e isso não tem piada nenhuma! Felizmente tem a cara do papá e dele também herdou o gosto pelo mar (surf, natação), pela cozinha e pelos jogos de computador.




6 - No que é que preferias que ela não fosse parecida contigo?


Gostava que ela fosse mais calma. O meu marido é um homem bastante calmo mas eu sou uma ventania humana. Sou nervosa e super agitada e a Rafaela herdou este bicho carpinteiro! O papá chega a dizer que não sabe qual das duas é pior! Eu própria gostava de ser uma pessoa mais calma, menos perfeccionista, menos preocupada.... mas não consigo e a Rafaela é exactamente igual. Por outro lado, também é extremamente doce e sensível. É dona de um coração do tamanho do mundo e as pessoas assim acabam sempre por sofrer (eu que o diga!). Por outro lado, é esta energia explosiva que nos corre nas veias, que nos faz abraçar a vida e acordar sempre com vontade de mudar o mundo e fazer mais e melhor!





7 - Os teus pais, avós ou tios costumam dizer-te "ai que ela é tão parecido contigo. Fazia exactamente a mesma coisa"?


Sim, os meus pais costumam dizer que ela é uma versão melhorada (leia-se ainda mais enérgica!) que eu. É um upgrade que me faz chegar ao fim do dia exausta! Por outro lado, todos olham para aquela carinha e vêem o papá. Foi assim desde que nasceu! Foi exclamação geral!




8 - Quem escolheu o nome dela?


Fui eu e o papá adorou e concordou de imediato.




9 - Como é que a imaginas daqui a 10 anos?


Ui!!!! Daqui a 10 anos terá 16! Linda, feliz, carinhosa, extrovertida, sociável, enérgica, perfeccionista, organizada, responsável, teimosa, refilona, aventureira mas simultaneamente cautelosa... tudo aquilo que ela já é mas em versão teenager! E que tenha juízo porque os adolescentes nos dias de hoje estão muito à frente e isso assusta-me imenso. Por melhor que seja a educação nunca se sabe que pedras podem surgir no caminho. Se não tiveram uma boa auto estima e um grande sentido de responsabilidade, nada feito. É nisso que vou continuar a trabalhar arduamente até lá.




10 - Como é que imaginas a vossa relação daqui a 10 anos?


Espectacular, como é hoje, mas com as desavenças próprias de quem tem uma adolescente em casa. Por enquanto prefiro nem pensar nisso! Adoro ver a bicharoca fofinha crescer mas não deixa de ser um sentimento agridoce. 




Muito obrigada Paula e Rafaela.
Um grande beijinho.























1ª convidada,aqui.
2ª convidada, aqui
3ª convidada, aqui
4ª convidada, aqui
5ª convidada, aqui 
6ª convidada, aqui


E para semana termina. Quem será, quem será?





SIGAM-ME // FOLLOW ME ON
FACEBOOK  

1 comentário:

Madalena Senna disse...

Uma das minhas bloggers preferidas! Não a conheço pessoalmente mas já a sigo há anos e dá para perceber que é uma pessoa muito especial. Parabéns pela entrevista, adorei ler!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...