Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Fifty Shades of Grey


Já ando há uns meses para decidir isto, e ainda não fui capaz.

As imagens são lindas, mas a realidade é um pouco diferente.


No último ano os brancos - não fica muito melhor dizer os cinzentos? - chegaram em força.

E queria decidir-me a mantê-los, mas não é fácil.

A humanidade não lida bem com o envelhecimento e tudo o que nos aproxima da morte nos mete um medo do caneco.


Mas pelos vistos já foi uma tendência entre a malta hipster. O branco, mas especialmente o cinza prateado. Se calhar vou esperar até que volte outra vez!




Para a semana vou ter com o Cláudio e o Gianni ao Gianni Bach. Estou em pulgas. Vamos ver o que eles me aconselham. Talvez os deixe mesmo decidir por mim.



















Kate Moss

Penelope Cruz

Katie Holmes



A transição


Segundo o cabeleireiro Celso Kamura, deixar a raiz crescer sem retocar a pintura pode aumentar uns bons anos no bi. Para que isso não aconteça há duas opções: descolorir tudo e, em seguida, aplicar um tonalizante prata ou cortar bem curtinho para o grisalho crescer de maneira uniforme.

Mesmo quem gosta da ideia de assumir os fios brancos fica apavorada com a possibilidade de simplesmente deixar o cabelo crescer e ver a raiz branca ganhar cada vez mais destaque. Uma das razões é que pode facilmente ser interpretado como desleixo. 


Para quem quer uma transição gradual, a melhor solução é ir clareando os fios aos poucos, de acordo com a tonalidade natural ou a coloração que se usa habitualmente.


Para as mulheres que gostam de madeixas claras, uma alternativa é partir para um loiro bem claro, como o platinado, e, num segundo momento, assumir a raiz, que não destoará tanto do restante. 



Quem conquistou o loiro a partir de luzes, mechas ou reflexos deve apenas continuar o processo, diminuindo a quantidade de fios a cada sessão. Aos poucos, os brancos naturais tornam-se os pontos iluminados do cabelo. 

Quem escurece os cabelos nos tons castanho e preto, deve investir em luzes finas e subtis na cor original dos cabelos, que costuma ser mais clara. Assim, o grisalho pode ir aparecendo gradualmente, sem chamar tanto a atenção no visual. 

Já os fios virgens, que nunca receberam pintura, só exigem paciência para esperar os brancos predominarem. Também nessa situação as luzes finas e de cores mais claras rendem um efeito interessante. 

Outra estratégia que vale para todos os tipos de cabelo é passar da coloração permanente para o tom sobre tom, que não cobre totalmente os brancos, tornando mais suave a transição. Só é preciso ter mais cuidado com os tons vermelhos e acobreados, cujos pigmentos são mais difíceis de sair. 

Durante o processo, também será interessante pensar em cortar, como já referimos inclusivamente, já que quanto mais longo o cabelo for, mais demorada a transformação vai ser. 

E um corte moderno, médio ou curto, com pontas repicadas e movimento, emprestará um ar mais jovem à aparência, mesmo com grisalhos.

O cabeleireiro Silvio Olivera sugere fazer luzes até dois tons mais claros que a cor natural dos fios em toda a cabeça e aplicar tonalizante louro-médio-acinzentado. É preciso repetir esse processo mais duas vezes, com intervalo de uma semana entre eles.

Já as mulheres que estão com 70% ou mais da cabeça cheia de brancos devem fazer mechas em tom escuro, para deixar o cabelo mais cinza do que prata. 



Cuidados especiais


Além de ser responsável pela cor dos fios, a melanina também interfere em aspectos relacionados com a elasticidade e maciez do cabelo. Como não possuem este elemento, os brancos tendem a ser mais ásperos e rebeldes. 


Por isso, quem resolve assumi-los precisa estar preparada para redobrar os cuidados com a hidratação. No dia a dia, xampoos e condicionadores com ingredientes altamente nutritivos são a melhor forma de mantê-los disciplinados. 
Cabelos brancos exigem cuidados especiais. O cloro, o sol, a poluição, a coloração ou o álcool de alguns produtos (shampoos, cremes amaciadores, fixadores, etc) tendem a amarelá-los,ou a deixá-los num tom triste e feio.


Para neutralizar o aspecto amarelado, muito comum aos fios brancos, também é interessante usar, a cada 15 dias (outros cabeleireiros aconselham pelo menos uma vez por semana), um xampoo específico, com pigmentos acinzentados ou violetas. Uma vez por mês, é recomendado aplicar máscaras hidratantes em casa ou no cabeleireiro para garantir um cabelo mais macio e luminoso e ainda aplicar um tonalizante incolor, no cabeleireiro.

E, se um dia enjoar do tom grisalho, voltar a pintar é sempre uma opção e os fios brancos funcionam bem tanto como cor de fundo para um loiro mais claro, como para mechas claras num cabelo escuro.


Um dos produtos recomendados para um tom prata, é o shampoo à base de flor de centáurea. O da francesa Klorane é considerado um dos melhores. Não é coloração ou descoloração. É apenas um shampoo especializado e o efeito aparece com a continuidade do uso.


Outro shampoo do género é o da Payot..Pelo que li não é tão bom como o da Klorane, mas vale a pena experimentar.










Informação retirada daqui, daqui e daqui

Dêem uma espreitadela ao livro de Anne Kramer, Going Gray, aqui





SIGAM-ME // FOLLOW ME ON


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...