Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A 13 de Maio



Comecei este post a achar que não iria escrever muito mais do que já tinha escrito.

Queria apenas guardar aqui o que tinha deixado no facebook e reiterar os meus agradecimentos. Muito obrigada por tanto carinho!


E quando vi tinha escrito mais, muito mais...



7 meses depois do Manel nascer a nossa vida mudou radicalmente. O avc do Afonso, devido a uma artereopatia intracraniana, levou a que o centro das atenções passasse completamente para o mano mais velho. Mesmo querendo equilibrar as coisas, isso era impossível. E durante muito tempo não nos apercebemos o que é que estava a acontecer, o que é que estávamos a fazer. Nunca faltou nada ao Manel em termos de cuidados...mas a nossa cabeça estava noutro lado. O sonho sempre tinha sido ter mais filhos, mas naquela altura isso era completamente impensável. E o Manel cresceu e teve 6 anos sem irmãos mais novos, porque psicologicamente não conseguíamos pensar em ter mais crianças, tendo passado pelo que passámos. Mas o Manel cresceu e durante 6 anos, aqueles em que podia ser o filho mais novo, mais apaparicado, sempre viveu como filho mais velho, desde cedo independente e autónomo, porque a vida assim o obrigou. 

Muitas vezes centramos o nosso pensamento e o nosso testemunho - estou a lembrar-me de todos os testemunhos que já tive por aqui - naquele filho que teve o problema. Mas um problema destas dimensões numa família, não afecta apenas os pais e a própria criança. O espaço dos irmãos na família, o papel de cada um, fica completamente alterado. Ter consciência disso é muito importante, mas não é suficiente.


E curiosamente, o próprio parto antecipou o que iria acontecer, o meu homem do leme, independente, solitário e aventureiro... sem amarras nem correntes.


Há 10 anos tinha acabado de entrar na Maternidade. Duas horas depois ele nasceu. O parto mais rápido e o mais doloroso dos 4. Nasceu sozinho, sozinhos, eu e ele, porque "não está para breve". Nasceu assim de repente, um tourinho que foi desde o primeiro segundo um teimoso. Tem de ser sempre "à sua maneira". Era noite de Queima e ao longe ouvia-se os Xutos. E isso tornou tudo ainda mais especial.
A 13 de Maio a minha vida ficou ainda mais bonita e abençoada.

E mais que uma onda, mais que uma maré
tentaram prende-lo impor-lhe uma fé
mas, vogando a vontade, rompendo a saudade,
vai quem já nada teme, vai o homem do leme...
E uma vontade de rir nasce do fundo do ser.
e uma vontade de ir, correr o mundo e partir,
a vida e sempre a perder...




E ontem esteve todo inchado e a sentir-se grande. 
Recebeu o Óscar e o Nicolau, os dois Hamsters sírios que queria há uma eternidade. Vai receber uma bicicleta xpto, com mil mudanças, dos avós maternos. E mais presentes estão para chegar.
O que mais podia ele desejar?
Pediu a presença dos manos na hora de cantar os parabéns no colégio. Tão fofo.

A professora dele já sabia hoje cedinho que tinha sido o parto mais doloroso de todos. Coisas do facebook:) - então já agora, obrigada por estar aí, com ele, por ele 

E ainda alguém lhe soprou ao ouvido. "Tiveste tantos likes, sabias?"
Ele não liga quase nada a este mundo dos blogs. Não o entende - e a bem dizer, nem eu por vezes - mas sim, acho que vai gostar quando lhe mostrar que o post que escrevi, sobre o dia em que nasceu, ficou cheio de palavras ternas e de muitos "gostares".










Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...