Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 19 de outubro de 2014

Roadtrip IV - Toledo


No centro da península Ibérica há uma colina de granito banhada em três lados pelo rio Tejo. Ao longo dos séculos, o rio tem esculpido despenhadeiros que protegem as encostas dessa colina. Nesse local estratégico surgiu Toledo, cidade que se tornou sinónimo da Espanha e da sua cultura.

A linda Toledo, a setenta e poucos quilómetros de Madrid, é conhecida como a "cidade imperial", por ter sido a sede principal da corte do Rei Carlos I. Também é chamada de “a cidade das três culturas”, por já ter sido povoada por cristãos, judeus e muçulmanos.

Toledo é uma cidade que conserva a arquitectura de outros tempos e foi a capital da Espanha Medieval. Uma cidade incrível, com uma paisagem de cortar a respiração.


Durante o domínio do Afonso X, denominado “O Sábio”, destacou-se como um importante centro cultural. Foi a Escola de Tradutores de Toledo que, ao passar para o latim importantes trabalhos académicos e filosóficos, produzidos originalmente em árabe e hebraico, revelou uma grande quantidade de conhecimentos para a sociedade europeia.


A região de Toledo foi escolhida por Miguel de Cervantes como ponto de partida para o personagem principal do livro Don Quixote de la Mancha, talvez o maior clássico da literatura espanhola, publicado em 1605.
Dom Quixote procurava mil aventuras e lutava contra inimigos inexistentes, sempre acompanhado pelo seu fiel escudeiro Sancho Pança, montado no seu velho cavalo Rocinante. Transformava velhas casas em castelos e moinhos de vento em gigantes. O Cavaleiro da Triste Figura era um leitor compulsivo que um dia resolveu tornar-se num guerreiro andante. Tinha um amor platónico por Dulcina de Toboso, uma camponesa pouco dada à beleza e que aos seus olhos virou princesa. Com muito humor, o fidalgo vivia momentos hilariantes nos arredores de Toledo.

Toledo é um mini labirinto, perder-se é realmente fácil e tão divertido, pois cada vez que nos perdemos, acabamos por encontrar algo novo e lindo.


Toledo é declarado Património da Humanidade em 1986.

É uma cidade pequena que em poucas horas pode ser vista. mas as memórias que trazemos dela são enormes, do tamanho da saudade que deixa à despedida.




Alguns pontos a assinalar:



1 - A igreja de São Tomé é por fora uma igreja muito simples, mas do lado de dentro esconde a obra prima do Artista El Greco. A enorme tela chamada “O enterro do Conde de Orgaz” é realmente curiosa, porque traz elementos do Céu, do Inferno e da Terra, como um auto-retrato do artista e uma pintura do filho dele. 


2 - A catedral.
A principal atracção da cidade é a Catedral, que ostenta no altar a escultura "El Transparente" de Narciso Tomé, além de dezenas de anjos em gesso que se elevam até a clarabóia do tecto onde se encontram com uma belíssima Santa Ceia guardada por quatro arcanjos.
Foi construída no mesmo local onde no passado havia uma mesquita e anteriormente um templo romano e visigodo. A construção levou cerca de 300 anos, tendo sido encerrada por volta de 1493. É considerada uma das maiores catedrais do mundo e o seu estilo gótico foi inspirado na Catedral de Notre Dame de Paris.
Não podemos deixar de reparar em certos simbolismos muito interessantes como por exemplo, os chapéus vermelhos pendurados no tecto, que indicam o local onde alguns cardeais estão enterrados na igreja. Ou a bela janela redonda na parte de trás do altar, feita no século XVIII, que permite a entrada de luz que por sua vez passa por uma outra janela e que atravessa a catedral e chega ao altar onde está o corpo de Cristo, onde a luz simboliza Deus. A primeira janela por onde a luz entra está decorada com motivos do antigo testamento, enquanto que a segunda por onde a luz se propaga está decorada com motivos do novo testamento. O sol apenas atravessa as duas janelas uma vez ao ano, no dia 21 de Junho.
Pelas fendas entre as ruelas estreitas de pedra é sempre fácil encontrar a Catedral.


3 - Bairro Judeu
Toledo também teve uma grande influência judaica até o século 14. No entanto, com a inquisição espanhola, as sinagogas foram destruídas e os judeus expulsos da cidade.
Hoje é possível visitar duas sinagogas em Toledo, a Sinagoga del Transito e a Sinagoga Santa Maria la Blanca.


4 - Praça de Zocodover.
Todos os caminhos levam a Zocodover, um antigo mercado central árabe que hoje é a praça mais importante da cidade.


5 - Porta de Alcantara 
A Ponte de Alcântara, com seus gigantescos portões, é a porta de entrada para a parte histórica da cidade. Foi construída no séc. X e reformada durante a época cristã. Era o local por onde entravam as pessoas e mercadorias na Idade Média.

6 - Marzipã de Toledo
Toledo é famosa pelos Marzipãs que produz, cuja origem data da conquista árabe da cidade. Espanha já tinha extensas plantações de amêndoa quando os muçulmanos chegaram, mas não tinham o açúcar, outro ingrediente essencial. Em 50 anos de domínio muçulmano surgiram plantações de cana-de-açúcar no sul de Espanha. Por volta do século 11, o marzipã já era especialidade de Toledo e desde então tem sido o deleite dos especialistas nesse assunto.
Duas lojas são famosas por estes doces e ficam uma mesmo em frente à outra, a Santo Tomé e o El Café de las Monjas. 

7 - Vista Panorâmica de Toledo a partir de pontos de vista sobre o rio Tejo
As vistas mais espectaculares e essenciais de Toledo são conseguidas a partir da estrada que circula a cidade, seguindo o curso do rio Tejo. Então se for ao pôr do sol e como despedida, deixa na memória uma sensação incrível.





















Street style:

blusa, 4D&Chic Affair (Summer, can you please last forever?)
saia Vintage Bazaar na Sublime - Marca-a-diferença
óculos H&M
mala xl da Zara


Ver também:

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...